A Itaú Asset lançou nesta terça-feira (13) o ETF GOAT11, um fundo de índice inovador que mistura o melhor da renda fixa brasileira com o potencial de crescimento do mercado acionário dos Estados Unidos. A proposta é oferecer uma alternativa equilibrada e protegida contra a inflação brasileira, com ganhos vindos do exterior e exposição ao dólar.

O portfólio do GOAT11 é composto por 80% de ativos ligados ao IMA-B (índice que acompanha os títulos públicos atrelados à inflação no Brasil) e 20% de exposição ao S&P 500, o principal índice de ações dos EUA, com destaque para empresas de tecnologia. Essa diversificação busca equilibrar riscos, já que os dois mercados têm baixa correlação.
Segundo Renato Eid, superintendente de estratégias indexadas da Itaú Asset, a combinação dos dois índices torna o ETF uma opção de proteção para a carteira de investimentos dos brasileiros.
O fundo prevê um retorno médio anual de cerca de 9%. Com taxa de administração de 0,50% e aplicação mínima equivalente a uma cota (a partir de R$ 50,00), o ETF se torna acessível a uma ampla gama de investidores. O resgate ocorre em dois dias úteis (D+2).
Apesar da exposição parcial a ações, o GOAT11 é classificado como um fundo de renda fixa para fins tributários. Assim, incide uma alíquota única de 15%, sem come-cotas, mas exige o pagamento de DARF após a liquidação.
Fonte: Seu Dinheiro