Carregando agora

Papa Leão XIV tem raízes migratórias: avós chegaram aos EUA como órfãos, diz irmão do pontífice

John Prevost, irmão do Papa Leão XIV, revelou detalhes emocionantes sobre a origem da família em entrevista à jornalista Whitney Wild, da CNN. Segundo ele, os avós paternos do pontífice chegaram aos Estados Unidos “de barco”, ainda crianças e órfãos, embora não haja registros claros sobre o país de origem. Do lado materno, a família veio do Haiti e se estabeleceu inicialmente em Nova Orleans antes de migrar para Chicago, onde a mãe do papa nasceu e cresceu.

image-28-1024x576 Papa Leão XIV tem raízes migratórias: avós chegaram aos EUA como órfãos, diz irmão do pontífice

De acordo com Prevost, os pais não costumavam falar muito sobre o passado e os desafios enfrentados por seus ancestrais imigrantes. “Minha mãe foi criada pela irmã, porque seus pais já tinham falecido. Então, ela também não tinha muitas histórias para contar”, relatou. Mesmo assim, ele lembra com carinho da casa cheia de música e dos pratos preparados pela mãe — talentos que o próprio Leão XIV herdou e mantém sempre que pode.

O pontífice, que se tornou o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, surge num momento de turbulência global e de divisões internas tanto na Igreja quanto no país. Sua história pessoal traz à tona a importância da imigração na formação da identidade americana — algo que pode influenciar diretamente sua postura diante das políticas migratórias atuais.

Segundo o irmão, o Papa Leão XIV acredita que os EUA estão “seguindo na direção errada” em relação à imigração — uma opinião que pode colocá-lo em rota de colisão com o presidente Donald Trump, especialmente em um momento em que os temas de acolhimento, fronteiras e justiça social voltam ao centro do debate público.

Fonte: CNN Brasil – Elise Hammond, 09/05/2025.

Leia a matéria original